Como Fazer Networking: o Caso dos Introvertidos

Vamos falar aqui sobre um tema de muita importância para o desenvolvimento pessoal: o networking. Esse tema se torna mais essencial ainda quando falamos de um grupo social com características especiais.

A introversão é definida, de maneira sintetizada, como a perda de energia em decorrência de atividades sociais. O introvertido, portanto, não é necessariamente tímido - eu particularmente não sou. A timidez é uma a ser tratado separadamente, aqui cobrimos apenas a introversão.

Muitas vezes o termo "networking" é confundido com "puxa-saquismo" aqui no Brasil. Como de costume, nossos compatriotas estão errados. O networking é, em termos simples, a habilidade de se criar uma rede de contatos de maneira aprofundada que permita ao indivíduo estabelecer uma posição privilegiada socialmente. 

As dicas que passarei aqui são baseadas em experiências pessoais e livros. 

  1. Saia da sua cidade pequena: se você mora fora dos grandes centros, e necessariamente precisa de networking para escalar profissionalmente, a cidade pequena te limita muito. O máximo de "networking" que é possível fazer numa cidade pequena é com os comerciantes e quiça com os políticos dessa cidade - o que pode ser positivo, caso você esteja construindo um pequeno feudo. A cidade grande, entretanto, é agressiva ao introvertido, pois ele necessita de repousar em silêncio para recuperar suas energias. Como resolver esse dilema? A solução que encontrei para mim, e que acho que funciono, foi me desligar totalmente de redes sociais durante 1 dia da semana para não ser obrigado a falar com absolutamente ninguém. a não ser em casos muito excepcionais.
  2. Jogue um jogo que não é o seu: em cidades grandes, é muito mais fácil adentrar grupos de mais valor social. Tendo isso em mente, busque entrar no mais "high-level" possível, seja o mais burro da mesa. E quando não for mais, busque uma mesa ainda melhor para se sentar. Ora, como isso ajuda um introvertido a fazer networking? É simples, as pessoas com mais conhecimento/grana são tão ególatras quanto qualquer um, elas amam falar de si mesmas e de suas conquistas. Você precisará falar pouco, apenas a posição de bom ouvinte lhe dará muito conteúdo de valor. Lembre-se: o próprio nome é a coisa mais importante para cada pessoa (esse insight obviamente foi tirado do clássico "Como fazer amigos e Influenciar Pessoas", que você pode adquirir aqui).
  3. Sempre esteja em movimento: estando em movimento, você maximiza a probabilidade de participar dos eventos certos e conhecer as pessoas certas. É muito mais fácil entrar em contato com um figurão que é referência da área nesses eventos do que no dia a dia do business - além disso, no dia a dia esse cara importante estará cheio de problemas para resolver, você terá o mesmo peso para ele do que a mosca que ameaça pousar no café. 
Esse é o nível introdutório de networking para introvertidos, tentarei cobrir aspectos práticos relacionados ao operacional do networking e como maximizar seu potencial de sucesso.

Deixo abaixo duas recomendações para quem deseja se aprofundar no assunto desde já. Os títulos também podem ser encontrados para download gratuito no site libgen.li em inglês.

Comentários

  1. Uma coisa que notei é que com o tempo e idade você ganha mais confiança, eu era muito timido e quieto até meus 24, 25 anos, depois sai de baixo !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário aqui é bem-vindo.

Postagens mais visitadas deste blog

Não Viva Como Um Caranguejo No Balde

Como Detectar Um Falso Amigo

Lições de um Velho Italiano