Não Viva Como Um Caranguejo No Balde


Caranguejos num balde são estranhos.

Quando você coloca um caranguejo num balde, ele facilmente escapa.

Quando você coloca mais de um caranguejo no balde, o caranguejo não consegue mais escapar – sempre que ele tentar escapar, os outros caranguejos irão pegá-lo e o trazer para baixo.

Isso é tão ruim que você nem tem que encher o balde de caranguejos – porque mesmo cada um possuindo a habilidade de escapar, os outros com a mesma habilidade nunca deixam nenhum sair.
Eles se agarrarão e agarrarão também aqueles tentando escapar, colocando-os para dentro.

Essa é uma situação que você não quer se encontrar, mas essa é a situação que a maioria das pessoas se encontram por default. A mentalidade do caranguejo é parte da natureza humana, e é especialmente visível entre as massas e a pessoa média do mundo. Colocando de forma mais formal, a mentalidade do caranguejo é uma mentalidade onde “Se eu não posso ter, não deixarei você ter também”.

Colocando de maneira menos formal, são haters e sabotadores que não deixarão você evoluir sem inveja, ressentimento, raiva e até competitividade. Ademais a maior parte dos chamados sabotadores e caranguejos advém de uma situação onde eles se acostumaram a lhe ver como alguém de menor ou similar valor social do que eles, e o fato de você os ultrapassar os relembra das próprias deficiências. Usualmente essas pessoas já desistiram das suas próprias vidas e sua situação, eles se convenceram de que a culpa não é deles, é de alguém, e você se desenvolvendo abala a fundação na qual a falsa confiança e autoestima deles é construída…

Quando você se dedica ao trabalho, e eles veem você progredindo, isso os relembra que eles não falharam porque o mundo está contra eles, mas sim porque eles escolheram ser falhas. Eles são lembrados que não estão bem por causa da própria preguiça, burrice, procrastinação e fraqueza para tomar riscos. E essa percepção os deixa profundamente irritados.

Ninguém gosta de ver alguém abaixo dela a ultrapassar.

Então eles tentam assegurar que você não se desenvolva. Eles tentam sabotar o seu progresso. O que fazem não é segurar e puxar a sua perna como o caranguejo faz, mas é essencialmente a mesma coisa.

Eles tentam diminuir sua confiança lhe atacando psicologicamente.

Eles dirão que não dará certo.

Eles atacarão suas inseguranças.

Eles falarão que você está bem do jeito que está.

Eles darão maus “conselhos” para você falhar.

Eles “criticarão” o seu trabalho.

Eles diminuirão suas conquistas.

Eles diminuirão VOCÊ.

E 99% das vezes, eles ganham.

Eu tenho visto pessoas que estavam a caminho de perder peso e se tornarem saudáveis ficarem obesas novamente porque seus “amigos” disseram que não estava funcionando.

Eu tenho visto pessoas sabotarem outras dando “conselhos” que foram feitos para falhar de propósito.

“Foda-se os exercícios e foda-se a sociedade por falarem como você deveria aparentar, você está bem do jeito que você é”.

“Comece seu negócio com recursos extraídos do cartão de crédito!”.

“Então você está bebendo suco de fruta? Tem certeza que você está consumindo proteínas suficientes?”

Eu tenho visto alcoólatras tentando fazer com que pessoas tentando parar beber bebam novamente.

“Só um gole, parceiro”.

“Eu pensei que você era legal, para com isso. Bebe um pouco aí”.

“Vai arranjar um emprego. Negócios falham toda hora, Empregos são melhores”.

E aqui é o chute, esses sabotadores não são pessoas aleatórias da rua, eles são com, muita frequência, as pessoas que estão mais próximas a você. “Eles” podem ser seus melhores amigo, sua “tribo urbana”, seus colegas de trabalho e até a sua família…

Geralmente os mais próximos são seus maiores inimigos.

Isso soa absurdo, mas lhe garanto, é 100% verdade.

Pense na última vez que você recebeu uma parabenização fake por conta seu crescimento pessoal e progresso, ou uma questão feita para te deixar para baixo – provavelmente veio de alguém que você conhece, próxima a você.

Se você está num grupo de caranguejos mais ouriçado, você será zoado e receberá pressão constante travestida de brincadeiras.

Isso é ainda mais forte entre mulheres. Elas sofrem extrema pressão do grupo para se adaptarem às normas de seus círculos. Você pode se tornar socialmente excluída se não se encaixar nas atividades que o grupo concorda.

Não bebe? Foda-se você. Não nos misturamos com chatos como você.

Não come comida processada (carbolixo)? Foda-se você. Não nos misturamos com ativistas alimentares.

Lê livro? Foda-se você. Não nos misturamos com nerds como você.

Como eu já disse antes, eu tenho perdido mais amigos para o crescimento pessoal e progresso do que qualquer briga ou debate que eu tenha tido. A maneira mais rápida de perder amigos é melhorar você mesmo.

E não há nada que você possa fazer para mudar essa reação que as pessoas terão. Uma maneira de lidar com isso é não contar as pessoas o que você fará. As pessoas não precisam saber que você está planejando montar um negócio online, elas não precisam saber que você está aprendendo a programar, elas não precisam nem se saber o porquê você está fazendo o que você faz – não é da conta deles.

Quanto mais você anuncia suas ações, mais você se torna vulnerável aos sabotadores.

Há uma razão pela qual muitas pessoas ricas “escondem” sua riqueza – apenas não faz sentido se expor ao menos que você extraia algo disso.

Outra razão para não contar os seus planos para outras pessoas é que quando você fala sobre o que você fará seu cérebro expele dopamina. Você recebe uma recompensa neurológica, por antecipação, que é tão similar à conquista, que torna menos provável que você alcance de fato o que você faria. (Isso é o porque de algumas pessoas que amam falar sobre sucesso nunca o alcançam efetivamente).

Quando você melhora, eles ficarão PUTOS.

Atingirão suas inseguranças para rebaixá-lo.

Tentarão mostrar “seu verdadeiro lugar”.

E você se colocará em dúvida. Se perguntará se seu caminho vale a pena.

A tentação de desistir surgirá.

E 99% das pessoas desistem.

A pressão dos pares está impregnada em nossos cérebros.

Os humanos evoluíram para viver em tribos.

A pressão dos pares evoluiu como um mecanismo de defesa, onde pessoas que abandonavam a tribo e seguiam seu próprio caminho eram muito menos suscetíveis a sobreviver. Suas chances de sobreviver em uma tribo eram muito maiores do que sendo um lobo solitário.

Nos tempos modernos, a pressão dos pares ou a necessidade de conformidade é apenas um mecanismo que mantém as pessoas medíocres e assistindo sitcoms insignificantes como Friends.

O mesmo caminho que previne pessoas de deixar a segurança da tribo também previne que essas pessoas sejam maiores do que a tribo. Mas você deve sair.

Você TEM que ser o caranguejo que escapa.

Mas como eu escapo do balde de caranguejos sabotadores?

Não dê a mínima.

Os métodos deles só funcionam se você se importa o suficiente, então não se importe.

Se você é confrontado com sabotadores ativos, onde eles realmente tentam lhe pressionar para que você falhe, ELIMINE-OS DA SUA VIDA.

Você não está perdendo um amigo, você está perdendo um traíra.

Você está milhas a frente.

Se você se confrontar com uma situação onde você é isolado socialmente, aceite.

Eu preferiria não ter amigos do que ter amigos que me fazem pior.

Os caranguejos querem ser você na mesma medida em que eles te odeiam por você ser você.

Em poucos anos de boas decisões tomadas, você estará muito adiante para ser pego.

Lembre-se, essa são as mesmas pessoas que pedirão ajudada 5 anos depois…

São as mesmas pessoas que dirão “eu sempre soube que você conseguiria!”.

As mesmas pessoas que tentaram sabotar sua ideia de startup são aquelas que pedirão por um emprego. Mas você deve se manter firme.

Se você entrar na pressão dos pares, tiver sentimento de culpa e medo, nada disso acontecerá.

Você apenas será outro caranguejo no balde.

E claro, você tem que não agir como um caranguejo também.

Se você vê alguém tentando melhorar, ofereça real encorajamento e felicitações.

Ofereça conselhos e seja encorajador.

Se você quer ser o cara, você te que agir como o cara.

Você pode agir como o caranguejo, que coloca outros e a si mesmo para baixo, ou pode ser o homem que sai do balde e ajuda os outros a saírem.

A decisão é sua.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Traduzido das newsletter: https://lifemathmoney.com/




Comentários

Postar um comentário

Seu comentário aqui é bem-vindo.

Postagens mais visitadas deste blog

As Marcas das Pessoas Normais

Lições de um Velho Italiano