COVID-19, Ibovespa e Liquidez

”… I love you. But don’t ever take sides with anyone against the Family again. Ever.” – The Godfather

Senhores, retorno ao blog após um certo tempo de inatividade. Novamente peço desculpas e agora me comprometerei a escrever ao menos dois posts semanais, por mais curtos que sejam. Todos já estão cansados de ouvir sob os impactos que o coronavírus tratá ao nosso mundo, portanto não falarei sob o assunto. Lembre-se, o distanciamento do pensamento de manada é primordial. O que realmente nos interessa nesse exato momento é fazer algumas reflexões acerca do impacto do COVID-19 nos mercados e como você poderia - ou ainda pode, se aproveitar da situação. Após o índice IBOVESPA chegar às mínimas, com vários circuit breakers sendo acionados nas duas semanas que se passaram, temos, até aqui, uma semana de alívio para os comprados. Seria apenas um repique ou há fundamento nessa subida em meio à toda histeria? Difícil de afirmar qualquer coisa no momento, mas a lição que fica é que devemos sempre nos manter líquidos para momentos como esse e possuir umas puts para proteção de carteira.

Os melhores trades são feitos em cenários como o atual. Papéis bons são negociados a preço de banana no mercado, casas e terrenos (ativos ilíquidos que os nossos inimigos adoram aculumar em demasia) são vendidos desesperadamente, carros e motos são praticamente doados para aqueles que possuem CASH. Dinheiro vivo é rei. Por conta da importância da liquidez e toda incerteza que nos cerca, eu rejeito a filosofia do Value Investing. A pancada na carteira do Value Investor tradicional long only foi dura, ele verá o seu portfólio tão bem quanto antes da queda apenas em anos. Não rejeito, entretanto, todo o conhecimento de caras como Benjamin Braham ou Warren Buffet.

O que eles ensinaram é de boa valia, mas não se pode confundir o Value Investing com PREGUIÇA de sentar em determinado papel e esperar o resultado cair do céu magicamente, fazendo preço mérdio a cada queda e ficando cada vez mais ilíquido. Por isso adoto a estratégia de quant swing trader com seguro de carteira via opções OTM de curta expiração.

 Melhores trades da semana: BBAS3, PRIO3, GOLL4 e BIDI4.
 Piores trades da semana: ITUB4 e RADL3.

 Resultado: minha semana já foi melhor que o ano de 90%+ de todos os buy n' holders.

 Rodem os números.

O mercado financeiro é o lugar onde se compra sonhos, a liquidez é o ticket.

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário aqui é bem-vindo.

Postagens mais visitadas deste blog

Não Viva Como Um Caranguejo No Balde

As Marcas das Pessoas Normais

Lições de um Velho Italiano