O Poder dos Audiobooks

Até pouco tempo, eu considerava que os audiolivros eram feitos para os preguiçosos; aqueles que não são capazes ou são muito lentos para ler. E eu não poderia estar mais ERRADO.


Os audiobooks são expansores de memória, te ajudam a lembrar de detalhes de livros que você leu há muito tempo e não lembra mais. O tempo disperdiçado em filas e metrô pode ser otimizado a partir do uso dessas maravilhas modernas.

Após 3 meses de uso contínuo, consegui finalizar 15 livros; o que dá uma média de 5 livros por mês, mais de um por semana. Isso sem contar a leitura de material mais técnico que opto por fazer no bom e velho livro físico.

As principais vantagens dos audiobooks para mim são:
  • Otimização do tempo: você aproveita o tempo morto do dia com absorção de conteúdo high level. Ao invés de abrir a porcaria do Facebook nesses momentos, coloque seus fones de ouvido e absorva conteúdo de qualidade;
  • Releitura dinâmica: um livro lido há 5 anos pode ser recapitulado em questão de horas. Um hack importante para esse ponto é conseguir ouvir em alta velocidade, atualmente já me acostumei com a velocidade 1.75;
  • Expansão de memória: esse é o ponto que mais me deixou espantado, após absorção de um audiobook novo, eu consigo reter o conteúdo por muito mais tempo do que quando leio o livro físico. Aliando os audiobooks ao ANKI, você se tornará culturalmente high level - ou menos parecerá ser, o que é mais importante ainda;
  • Aprendizado de línguas estrangeiras: os audiobooks são excepcionais para aprender línguas novas. é imersão na veia. Sinceramente, se eu estivesse buscando aprender uma nova língua agora, com certeza ouviria intensamente audiobooks nesse idioma. 
As únicas possíveis desvantagens é que caso você não saiba inglês, terá acesso apenas ao pequeno catálogo em português e que talvez a voz que leia determinado audiobook não lhe agrade.

Abaixo segue o link para você baixar gratuitamente o Audible, que é o serviço da Amazon. Eu particularmente gostei bastante do serviço, que funciona por assinatura e as narrações são todas de boa qualidade.

Mas caso você não queira pagar ou não sabe inglês, procure no YouTube um bom audiobook lido. No meio de todo o conteúdo ruim, existem bons audiobooks sendo distríbuidos gratuitamente. 

Um hack que eu deixo com vocês para baixar audiobooks do YouTube é adicionar "pp" após o "youtube", de modo que a URL fique "www.youtubepp.com/blablabla", assim você será redirecionado para um site de downloads, onde pode baixar em formato MP4 e escutar seu audiobook no smartphone ou carro.

Por hoje é isso.
Até mais, 
Aspirante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Viva Como Um Caranguejo No Balde

As Marcas das Pessoas Normais

Lições de um Velho Italiano