As Três Habilidades Mais Primordiais Para a Próxima Década

4 de Janeiro de 2019.

Vamos aos fatos:

i - Estamos perto de mais uma virada de década, o que agora parece "cool", em questão de anos ou meses, será considerado imbecil e de pouco valor. 

ii - É axiomático: o tempo progride.

Tendo esses pontos em mente, o humilde escritor desse blog, na perspectiva de alguém que quer sair da corrida dos ratos, trás as três habilidades que considera mais essenciais ao homo-brasiliens da próxima década. Sem mais enrolação, vamos aos pontos:

1. Domine a comunicação escrita e oral

Sinceramente, se eu estivesse atualmente no Ensino Médio, ao invés de me preocupar com o conteúdo gadístico de boa parte do currículo brasileiro, faria um bom curso para dominar a nobre arte da apresentação oral. Livros consagrados da área também são excelentes, comece pelo Dale Carnegie.

Qualquer um com meio encéfalo em funcionamento sabe que o esforçado com as melhores notas na vida acadêmica é esmagado no mercado pelo playboy que passou raspando a vida inteira e sabe se expressar como um verdadeiro businessman. Aqui não fazemos demagogia, e espero que os caros leitores também não. 

Segue abaixo um vídeo simples, porém bem elucidativo em relação à diferença  entre uma boa e uma má apresentação. Se você não consegue ver claramente a diferença, então seus problemas não terminam por aí...


Seguindo ainda no primeiro tópico, vamos à comunicação escrita. Essa nobre habilidade, que com o passar dos anos foi sendo negligenciada, é um grande filtro no mercado.

Acreditem ou não, grande parte dos universitários são verdadeiros analfabetos funcionais.

Minhas dicas em relação à esse ponto são:

i - Leia conteúdo de alta qualidade literária diariamente.
ii - Seja conciso na escrita, use termos simples e frases curtas.
iii- Enumere sua linha de raciocínio - as pessoas gostam de listas.

O resto é com você.

2.  Aprenda o espírito da tomada de decisões 

Essa aqui, caros leitores. Só com a prática dentro do seu ramo de atuação e muito skin in the game.

Link do livro mais importante da última década, para o caso você não saiba o que é skin in the game:

3. Programação

Se a sua área de atuação é de alguma forma computável, saiba que você poderá ser mais um na fila do desemprego durante as próximas décadas. Então, para se prevenir disso, tenha conhecimentos sólidos em programação ou mesmo em softwares e soluções computacionais para os problemas que aparecem no dia a dia. 

Nunca se sabe quem serão os próximos datilógrafos...

A automação é real e já está mandando milhares de bovinos ao abatedouro, não seja mais um, prepare-se. 





Se você achou que aqui teria algo como "aprenda inglês", está enganado. Essa era uma preocupação plausível no início nos anos 2000. Caso você não saiba inglês, está no mínimo 2 décadas atrasado...



Comentários

Postar um comentário

Seu comentário aqui é bem-vindo.

Postagens mais visitadas deste blog

Não Viva Como Um Caranguejo No Balde

Lições de um Velho Italiano

As Marcas das Pessoas Normais