8 Dicas e Conselhos de Estudos para Qualquer Estudante

A última newsletter do site LifeMathMoney trouxe um assunto que considero de extrema importância e eu concordo quase que totalmente com o texto. Espero que os confrades aproveitem. Farei breves comentários após alguns pontos para colocar minha opinião em seguida.




8 dicas e conselhos de estudos para qualquer estudante

Muitos de vocês são universitários. Aqui são algumas dicas para ajudar você a extrair mais em menos tempo enquanto retém e compreende mais.

1) Mantenha seu celular longe:
A primeira coisa que você precisa fazer é assegurar de que você não possui distrações - isso significa sem celular ou televisão ao fundo - desligue-os. Quanto mais você divide sua atenção, mais tempo você necessitará de ficar sentado e menos você estudará. A retenção do conteúdo também será menor, fazendo com que o estudo como um todo se torne muito ineficiente. Se você já viu estudantes que estão constantemente "estudando" mas continuam tirando notas ruins, é basicamente por duas razões: 1) Baixo QI, o que eles estão estudando está além da capacidade cognitiva deles e 2) Eles são totalmente distraídos e geralmente viciados em sitcoms (soytcoms) de curta duração, vídeo games ou redes sociais.

Comentário: Esse primeiro ponto levantado pelo LifeMathMoney é óbvio mas sempre deve ser lembrado, a geração millenial é a que menos retém informações e menos consegue focar em uma atividade especifica.

2) Faça anotações:
Faça rápidas anotações para pontos essenciais que você deseja lembrar. Junte importantes fórmulas numa folha separada. Pegue essas notinhas e anexe ao seu livro-texto de estudo. Uma boa quantidade de notinhas faz com que o livro se sinta mentalmente familiar, e você achará muito mais fácil relembrar as informações. Você se agradecerá quando as provas chegarem.

Comentário: Novamente, esse ponto também deveria ser senso comum, mas toda vez que vou à biblioteca vejo algum maldito millenial lendo o material cru sem fazer anotações ou resumos. Depois ficam murmurando "M-m-mas eu estudei". Não, tolo! Você fez uma leitura passiva e acha que estudou, o estudo verdadeiro é ATIVO.

3) Saiba suas prioridades:
Nem todas as disciplinas são criadas iguais. Enquanto talvez elas possuam igual relevância para o seu diploma, nem todas possuem a mesma aplicação na vida real. Se uma disciplina te ensina informações vitais ou uma habilidade, ela é útil. Caso a disciplina seja algo como "Moral", é irrelevante. Ela está lá para satisfazer alguma vontade política ou fazer com que você pague mais (uniesquinas inflando grade, por exemplo), mas não possui real uso.
Se a disciplina é útil, busque o entendimento conceitual e despenda tempo nela. Se é irrelevante, foque na maneira mais eficiente de tirar uma nota alta sem perder muito tempo nela.

Comentário: Dica de ouro dada pelo nosso amigo LMF. Vejo todos os anos pessoas com talento se perderem por não serem corretamente direcionadas na universidade. O politicamente correto de "tratar todas as disciplinas por igual" destrói um semestre e consequentemente a graduação de muitas pessoas.

4) Planeje por conteúdo, não por tempo:
Não planeje algo como "Vou estudar 2 horas hoje!". Ao invés disso, planeje "Vou estudar os tópicos X, Y e Z hoje, o que deve me tomar aproximadamente 2 horas". Quando você planeja com base numa quantidade específica de tempo, geralmente nos perdemos e não fazemos tanto porque não fixamos uma particular meta para atingir. Quando você diz para você mesmo que algo específico precisa ser feito ou estudado, seu foco será muito maior, porque você sabe que apenas encerrará os estudos quando sua meta do dia for atingida.

5) Estude sozinho:
Se você realmente quer estudar, você precisa fazer sozinho e em silêncio. Mesmo que você esteja em uma biblioteca, você precisa estar mentalmente sozinho. "Estudo em grupo" é um grande mito - note como literalmente todos que "estudam" em grupo não alcançam bons resultados para mostrar (Esses grupos são mais "grupos de conversação", e naturalmente, são comumente compostos por mais mulheres do que homens). Quanto mais pessoas e objetos movendo ao redor de você, mais você estará distraído.

6) Trabalhe em seu centro de atenção:
Você deve estar apto a ficar estudando por algumas horas à fio e estudar muito. Então relaxe e vá passear. Basicamente, quanto mais você pode manter foco, melhor você estará.

7) Não deixe suas pilhas de conteúdo crescerem:
Para disciplinas teóricas que requerem muita atenção e em algum grau de esforço - não deixe acumular! Tente completar a leitura do tópico assim que o professor passar a matéria. A pior coisa que você pode fazer é deixar algum assunto relevante acumular, então você começa a entrar em pânico e tomar "atalhos" para a prova, e mesmo que você vá bem na prova, você ainda perdeu a chance de aprender bem algo que você poderia usar na sua carreira futura.

8) Ensine ou explique o tópico para um amigo:
Quando você ensina algo a um novato, um amigo ou até mesmo para uma câmera, você será forçado a transformar pensamentos desconectados em ideias coesas e compreensíveis. Quando você estuda, você encontrará que seus próprios conceitos se tornam mais precisos porque você não
mantém mais nada abstrato ou implícito. Se você não tem ninguém para ensinar, então apenas use uma webcam e grave você mesmo falando sobre o tópico. Você notará que sua fluência acabará, ademais, você verá suas expressões faciais, então você saberá que você não é confiante o suficiente para explicar o seu próprio entendimento.

BÔNUS: 9) Durma o suficiente:
Se você é um estudante universitário, posso garantir que você não está dormindo o suficiente. Seja jogando vídeo game ou saindo com os amigos ou gastando tempo nas mídias sociais em apps de mensagem - você está provavelmente dormindo mais do que 6 horas ao dia. Isso é horrível para o seu centro de atenção. Ninguém nas mídias sociais é tão importante que você precisa falar com elas até 1 da manhã quando você sabe que você tem que acordar às 7 horas para aula. Apenas desligue e vá para a aula.

Seus olhos e mente o agradecerão. Desejo que isso o ajude!

### Traduzido do site LifeMathMoney ###

Comentários

  1. ótimas dicas !! a do celular é dificil para muitos rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, confrade. Para algumas pessoas o celular se tornou um vício tão grande que não conseguem se distanciar dele por 5 minutos!

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário aqui é bem-vindo.

Postagens mais visitadas deste blog

Não Viva Como Um Caranguejo No Balde

Como Detectar Um Falso Amigo

Lições de um Velho Italiano